Rating: 2.9/5 (684 votos)







Partilhe esta Página



"Dicas"

"Dicas"

Sobre pintura

- Para obter um bom acabamento e o resultado que deseja, conheça o tipo de superfície a ser pintada. Ela pode ser áspera, absorvente, lisa ou rugosa.

- Também é importante ter muita atenção na hora de escolher a tinta. Existem aquelas à base de água e as que são à base de solvente.

- Ao manusear qualquer tipo de tinta, é importante usar equipamentos de segurança para garantir a saúde e o bem-estar do profissional.

Sobre textura

- A texturas oferecem amplas opções de aplicação e combinam com diversos ambientes. Residências, condomínios, prédios comerciais, escolas, restaurantes, lojas, entre outros.

- O bom revestimento é caracterizado por sua perfeita aderência, resistência, fácil manutenção, durabilidade e rapidez na execução. Por isso é muito importante fazer a escolha certa na hora da compra.

- Grânulos menores proporcionam texturas mais leves e suaves, enquanto os maiores oferecem texturas rústicas. Portanto, escolha bem o seu produto para obter o resultado que deseja.

- Se você aplicar as texturas na cor que deseja, evitará o uso de pintura posterior, economizando tempo e material.

- Alguns tipos de revestimento são adequados para corrigir imperfeições de superfícies. Outros são ideais para etapas de acabamento como reboco, massa grossa ou fina.

Organize a Pintura dentro de sua casa

Elabore um plano de ação antes de dar início a qualquer trabalho de pintura. Se a pintura for interna, siga estas orientações para que o resultado final seja excelente.

- No dia anterior retire os móveis pequenos, tapetes e cortinas do local. Retire também os espelhos das tomadas.

- Proteja o chão e as janelas. Use e abuse da fita crepe para fixar os jornais ou plásticos que você for usar para proteger o chão, as portas e janelas.

- Tenha a mão todas as ferramentas que você precisa usar - desempenadeiras, espátulas, lixadeira, rolos, bandejas de tinta, trinchas, as tintas preparadas, etc.

- Organize o seu trabalho. Comece pelo teto, depois pelas portas, janelas e por fim os rodapés. Use fita crepe para delimitar os ângulos e as junções das áreas que serão pintadas.

- Tome o cuidado de começar e terminar cada superfície no mesmo dia. Assim você evitará que surjam diferenças de tonalidade na pintura ou emendas nas texturas.

- Mantenha o ambiente sempre ventilado e não se esqueça de usar equipamentos de segurança para preservar o seu bem-estar na hora da pintura.

- Mantenha fora do local as crianças e os animais de estimação e boa pintura.

 

Prepare a superfície para que o resultado seja perfeito

As condições da superfície e a escolha do produto determinam as etapas necessárias para criar um efeito decorativo.

Leia sempre as orientações dos fabricantes, mas há dicas básicas que você deve saber para garantir que o resultado final seja excelente: toda superfície de alvenaria deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, partículas desagregadas, gordura, graxa, sabão ou mofo.

É preciso remover as partes soltas de paredes mofadas, pinturas velhas e rebocos estufados com uma desempenadeira raspadeira ou escova de aço. Após a remoção, lave a superfície com água sanitária e aguarde a secagem total.

Paredes sujas com graxa, óleo, gorduras de maneira geral devem ser lavadas com detergente líquido e serem bem enxaguadas.

Aguarde a secagem total. Superfícies novas, recém-construídas, rebocadas ou com concreto novo deverão curar pelos menos 30 dias, para que sequem completamente.

Se a superfície estiver com alguma tinta com brilho, lixe até que não se perceba mais este brilho.

É importante aplicar um fundo preparador de paredes, que contribui muito com a preparação final da superfície e com a fixação da textura.

Se a superfície apresentar imperfeições ou trincas superficiais, a própria massa para textura poderá encobri-las.

Se estas imperfeições ou trincas forem maiores e mais profundas, dê acabamento com reboco e aguarde sua cura por 30 dias.

Só então, você pode dar continuidade ao trabalho. Em caso de dúvidas, leia as instruções dos fabricantes destes produtos.

Com certeza, elas poderão fornecer mais informações. Programe o seu trabalho.

Sempre comece e termine uma parede no mesmo dia para evitar emendas ou diferenças de cor.

As direções de trabalho mais recomendadas são de cima para baixo, dos cantos e áreas mais escondidas para o centro.

Importante! Evite fazer estes trabalhos em dias muito quentes ou muito chuvosos, que acabam por interferir no andamento e resultado finais, porque secam rápido demais ou porque demoram a secar.

Produtos indicados para ambientes internos não devem ser usados em ambientes externos.